sábado, 1 de dezembro de 2012

Trame 4.0 x Ftool - Viga Vagão

Prezados,

No desenvolvimento de qualquer programa de computador é fundamental que se realize uma série de simulações e testes para validar seu funcionamento. A existência de programas similares ou que realizam de algum modo as mesmas funções são importantíssimos neste processo. Principalmente se são programas já consagrados e amplamente avaliados pelo público usuário.

Um dos programas selecionados no procedimento de desenvolvimento do Trame 4.0 foi o Ftool.
Em poucas palavras, é minha grande referencia neste projeto.



   O Ftool[1] (Two-dimensional Frame Analysis tool), é um exemplo de software desenvolvido localmente na PUC-Rio, criado por Martha (2010) a partir do mês de março de 1991 e constantemente atualizado com a participação de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Martha (2010) destaca que além de universidades nacionais e internacionais, diversos escritórios de projeto estrutural utilizam o programa, claro que numa versão compilada sem acesso ao código fonte.

Além de comparação com outros softwares, o Trame 4.0 será ser comparado com diversos exemplos da literatura e processos teóricos. No próximo Post mostrarei um exemplo de resolução de treliças utilizando o método dos nós para cálculo dos esforços e o PTV (princípio dos trabalhos virtuais) para determinação dos deslocamentos.

Finalmente, veja abaixo a comparação de resultados Trame 4.0 x Ftool referente a modelagem de uma viga vagão, que recebe este nome devido sua grande utilização em estruturas de trens. Neste teste podemos verificar os resultados que mesclam o uso de barras com articulações e barras rigidamente conectadas.


[1] web.tecgraf.puc-rio.br/ftool/
 


 



 
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário