quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

The White Book of Steel - Introdução

O Livro Branco do Aço


Tradução Livre
Prof. M.Sc. Paulo C. Ormonde


O livro branco do aço, disponibilizado pela World Steel Association, traz um olhar informativo e descontraído a respeito do enorme impacto do aço sobre a história da humanidade e sobre sua importância no futuro da humanidade.

No livro é proposta uma espécie de linha do tempo, desde o ferro encontrado em meteoritos (gift of the gods), passando pelo processo fabricação do aço criado por Bessemer (1813-1898) até as inovações de hoje.



World Steel Association representa cerca de 170 produtores de aço (incluindo 9 das 10 maiores empresas siderúrgicas do mundo), as associações nacionais e regionais da indústria do aço, e os institutos de pesquisa de aço. O membros da World Steel Association representam cerca de 85% da produção mundial de aço.

Empresas como a ArcelorMittal e a Gerdau fazem parte do quadro de membros da  World Steel Association.


Recomendo fortemente que você me acompanhe nessa viagem do passado ao futuro do aço, cada vez mais resistente, leve e versátil.



A maravilha do aço

O aço é um dos materiais mais essenciais do mundo. Ele é fundamental em cada aspecto de nossas vidas, desde a sua aplicação na infra-estrutura e no transporte, até nas modestas latas para conservar alimentos. Com o aço, nós podemos criar grandes edifícios ou minúsculos componentes para instrumentos de precisão. Ele é forte, versátil e infinitamente reciclável.

Embora a fabricação do aço não seja algo novo, seu avanço inicia-se com a revolução industrial do século 19 ocorrida na Europa e na América do Norte. Mesmo sendo de domínio de mestres artesãos nas antigas China e Índia, os segredos deste notável material só foram revelados pela ciência acerca de 200 anos atrás.

Atualmente, os fabricantes de aço sabem exatamente como combinar ferro, pequenas quantidades de carbono e outros elementos para produzir centenas de tipos de aços. Estes aços são laminados, recozidos e revestidos para se obter propriedades sob medida para inúmeras aplicações.

Este livro traça os grandes marcos na história do aço, destacando alguns de seus muitos inventores, empresários e companhias que construíram seu desenvolvimento.  


O aço tem um excitante passado e um futuro ainda mais empolgante. Os fabricantes continuam reduzindo a energia necessária à produção do aço. Modernos aços de alta resistência fornecem mais força com menos peso, ajudando a reduzir emissões de dióxido de carbono na fabricação de produtos finais como carros, etc. Pelo fato de ser um material facilmente reciclável, seu abastecimento permanecerá abundante para gerações futuras.


Algumas estatísticas da produção de aço no Brasil


Segundo dados divulgados pela World Steel Association, o Brasil ocupa a 9ª posição no ranque de produção de aço bruto, com 33,9 milhões de toneladas. Na tabela abaixo os 10 maiores produtores de aço bruto.

Milhões de toneladas de aço bruto nos anos de 2013 e 2014

Outro destaque é a evolução da produção mundial de aço. Por meio do gráfico abaixo podemos perceber o aumento mais que exponencial da produção de aço à partir do ano 2000.



Outro dado de grande relevância é o quanto de aço é consumido em cada país, ou seja, o uso per capita. Por meio do diagrama apresentado para o ano de 2013, o Brasil tem um enorme potencial para o crescimento do consumo de interno de aço.







1 - Henry Bessemer foi um engenheiro metalurgista e inventor do Reino Unido. Foi o criador do processo de Bessemer para a fabricação de aço, que patenteou em 1856. Este processo foi o pivô da revolução industrial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário